Uma História
referencia em excelencia
Após mais de 30 anos de trajetória, o Don Melchor conquistou uma posição sólida que lhe permite enfrentar novos desafios, reafirmando sua maturidade e a capacidade de expressar sua própria identidade através da Viña Don Melchor.
Esta identidade é construída com base em três pilares fundamentais: uma herança e trajetória impecáveis, as condições inigualáveis do terroir de origem e o profundo domínio e conhecimento na elaboração do vinho Don Melchor.
1883
O visionário Don Melchor de Concha y Toro planta videiras provenientes da famosa região francesa de Bordeaux em Pirque, aos pés da Cordilheira dos Andes. Neste setor único do Vale do Maipo, Don Melchor construiu a casa de verão de sua família e fundou as bases da Concha y Toro.
1984
Em uma época na qual a alta qualidade dos vinhos chilenos ainda era incipiente, o reconhecido mestre francês Emile Peynaud, considerado o pai da viticultura moderna, reconhece a excelência deste terroir após experimentar o Cabernet Sauvignon de Puente Alto, no Vale do Maipo. Emile sugere que seu colaborador mais próximo, Jacques Boissenot, assessor de famosos châteaux franceses, dirija o projeto que dará vida ao vinho Don Melchor. Jacques Boissenot trabalha com Don Melchor até a safra de 2013, ano em que seu filho Eric Boissenot continua seu legado trabalhando em conjunto com o enólogo Enrique Tirado.
1987
A colheita de Don Melchor possui uma importância crucial no desenvolvimento do vinho chileno. O legado dos primeiros anos traz consigo o início da viticultura chilena, quando o vinho Don Melchor foi o primeiro a mostrar para o mundo que no Chile poderiam ser produzidos grandes vinhos, impulsionando desde então a viticultura e enologia de alta qualidade no Chile.
1992
Com sua segunda safra, e por primeira vez na história de um vinho chileno, Don Melchor safra 1988 se posiciona dentre os melhores vinhos do mundo segundo a prestigiosa revista norte-americana Wine Spectator, marcando um feito histórico na viticultura chilena e se posicionando como uma referência incontestável dos vinhos do Novo Mundo.
1997
Enrique Tirado é nomeado enólogo exclusivo de Don Melchor graças a sua incansável busca, estudo e rigor dos diferentes terroirs e sua extraordinária sensibilidade enológica voltada para este vinho.
1998
Dez anos depois da primeira safra, a excelência na elaboração do vinho Don Melchor dá lugar a uma oportunidade inigualável. A renomada empresa francesa Baron Philippe de Rothschild, responsável pela elaboração do vinho Château Mouton Rothschild, um dos cinco Premier Grand Cru Classé da França, une-se à Concha y Toro para criar o Almaviva, um assemblage de variedades bordalesas que compartilha o mesmo terroir com Don Melchor.
2007
Para comemorar o 20º aniversário, a safra 2007 de Don Melchor Cabernet Sauvignon realiza um tour mundial: desde a Suíça até o Brasil, passando pela Inglaterra e por Puerto Rico, onde são realizadas degustações verticais para que os amantes do vinho de todo o mundo pudessem experimentar algumas das safras mais representativas de Don Melchor.
2014
Reconhecida por sua singularidade e complexidade, a safra 2010 do vinho Don Melchor está incluída entre os 100 melhores vinhos do mundo da revista Wine Spectator e, pela terceira vez, Don Melchor ocupa o nono lugar do prestigioso top 10.
2015
Dedicado a cuidar deste lugar único e da vida silvestre que o acompanha, o vinho Don Melchor incorpora corredores biológicos para melhorar o desenvolvimento do ecossistema presente no vinhedo. Desta forma, garante que as espécies nativas da zona prosperem, enquanto os corredores dos cursos de água contribuem para diminuir a sedimentação e erosão dos solos nas ribeiras, gerando um ambiente de grande biodiversidade e valor para o seu entorno.
2017
Don Melchor dá as boas-vindas aos amantes do vinho em Don Melchor Collector 's Experience, uma oportunidade única para descobrir as origens do Cabernet Sauvignon, ícone do Alto Maipo. Trata-se de uma viagem através do entorno patrimonial do Don Melchor, oferecendo uma experiência única deste privilegiado lugar e uma exclusiva degustação para descobrir a expressão de Don Melchor.
Além disso, neste ano, Don Melchor 2014 se torna a nona safra a figurar no Top 100 da revista Wine Spectator.
2019
Com o lançamento da destacada safra 2017, o vinho Don Melchor comemora seu 30º aniversário com a apresentação da Viña Don Melchor, consolidando mais de 30 anos de excelência na elaboração deste vinho e na autêntica expressão deste magnífico terroir.
2020
A safra 2018 recebeu 100 pontos, conferidos pelo respeitado crítico norte-americano James Suckling; é a maior pontuação que um vinho pode receber, o que representa um verdadeiro marco na trajetória do Don Melchor.
Este prêmio o posiciona no seleto grupo dos grandes vinhos do mundo e enfatiza o papel do Don Melchor no segmento vitivinícola internacional, demonstrando o grande potencial que o Chile tem para a produção de alta gama.
Um Terroir
sete parcelas excepcionais no
Vale do Alto Maipo
Fruto de extensa investigação, os 127 hectares que formam o vinhedo Don Melchor estão subdivididos em sete lotes de Cabernet Sauvignon e pequenos lotes de Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.
Cada um deles, por sua vez, estão divididos em microlotes, de maneira tal que cada qual é trabalhado de forma específica e detalhada, respondendo às necessidades de cada planta, fileira por fileira, para poder conseguir o equilíbrio perfeito em concordância com as características climáticas de cada ano.
Existe uma grande quantidade de fatores que influenciam esta determinação, como o conteúdo, tamanho e distribuição de pedras nos distintos horizontes, o crescimento das raízes, o conteúdo de argila, areia, lodo, nutrientes –como nitrogênio, fósforo, potássio, carbonatos e cálcio–, assim como o conteúdo de matéria orgânica e a capacidade de retenção de água, entre outros, que finalmente apresentam influência nas diferentes expressões encontradas nos vinhos.
Terroir
Puente Alto é um terroir privilegiado, marcado pela combinação única de solo, condições climáticas, um vinhedo excepcional e o minucioso trabalho da equipe agrícola e enológica. O vinhedo Don Melchor possui um importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na ribeira norte do rio Maipo no Vale do Maipo, - a 650 metros acima do nível do mar - a história do vinhedo se remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades pré-filoxera foram importadas da França.
Vinhedo
Atualmente, o vinhedo é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem a Cabernet Sauvignon, 7,1% a Cabernet Franc, 1,9% a Merlot e 1% a Petit Verdot. As parreiras de Cabernet Sauvignon têm em média mais de 30 anos de idade e correspondem a uma seleção massal pré-filoxera, ou seja, sua origem data das primeiras videiras trazidas desde Bordeaux no final do século XIX.
Viñedo Don Melchor
D.O Puente Alto - Vale del Maipo
Esta parcela é caracterizada pela presença de aromas intensos de frutas vermelhas, vívidos e complexos. Sua explosão é doce, com taninos suaves, textura sedosa e um final duradouro e elegante.
Esta parcela apresenta aromas de frutas negras, tabaco, chocolate, especiarias e em algumas ocasiões notas mentoladas. Os altos taninos contribuem para uma textura com corpo em boca.
Caracterizado por um intenso caráter frutado e toques de frutas negras e vermelhas. Os vinhos desta parcela são densos em boca e entregam taninos firmes que dão grande estrutura e concentração ao blend.
Caracterizado por sua elegância e complexidade. Esta parcela oferece safras com toques sutis, porém intensos, de frutas vermelhas. Existe um equilíbrio perfeito entre a acidez e os taninos, assim como uma extraordinária sensação de profundidade e densidade em boca.
A expressão desta parcela é frutada, com toques de especiarias e grafite. A sensação é de maciez, evoluindo a um aroma fresco e equilibrado, com uma camada de delicados taninos perfeitamente integrados.
Os vinhos desta parcela oferecem uma expressão frutada, intensa e complexa. Começam com volume e densidade, evoluindo para uma grande estrutura e persistência no paladar.
Esta parcela impressiona por seus aromas de frutas silvestres e bagas, bem como por seus toques florais e de especiarias. Com taninos finos e delicados, estes vinhos contam com uma grande complexidade e sensação de circularidade no resultado final.
Um Vinho
um dos melhores Cabernet Sauvigno do
Mundo
A beleza da composição no Don Melchor é entrelaçar os sabores e aromas e as emoções que os diferentes lotes de Cabernet Sauvignon produzem.
É unir, de uma forma equilibrada, a expressão de cada parcela. É encontrar o equilíbrio que permite a expressão de um lugar, de um solo e da cordilheira dos Andes em um único vinho.
Prêmios Históricos
3 SAFRAS ENTRE OS 10 MELHORES
VINHOS DO MUNDO
2001 | 2003 | 2010
O Don Melchor é potente e característico, com ricos aromas terrosos e sabores de frutas vermelhas desidratadas, cedro e especiarias, refletindo uma combinação notável de pureza das frutas e de sutileza no estilo de Bordeaux. Seu perfil permanentemente elegante é sustentado por taninos suculentos e uma acidez firme, que lhe conferem substância para amadurecer e ganhar complexidade.
9 SAFRAS ENTRE OS 100 MELHORES
VINHOS DO MUNDO
1988 | 1993 | 2000 | 2001 2005 | 2010 | 2012 | 2014
É incrível! A energia e vitalidade que este vinho apresenta são formidáveis.
A complexidade de aromas é surpreendente, com flores, cassis, framboesa e pêssego. Encorpado,
mas ao mesmo tempo refinado e elegante, com uma beleza e uma textura impecáveis. A permanência é maravilhosa. É um exemplo de equilíbrio, harmonia e transparência em um grande tinto.
3 SAFRAS ENTRE OS 10 MELHORES
VINHOS DO MUNDO
2010 | 2012 | 2014 | 2015 | 2017
O vinhedo Don Melchor, na base da cordilheira dos Andes, é de onde provêm os tintos extremamente ambiciosos a base de Cabernet Sauvignon, dos quais o Don Melchor é o que tem a trajetória mais longa e impressionante.
O enólogo Enrique Tirado é uma das figuras mais influentes no cenário vitivinícola chileno.
Há mais de 20 anos ele é o responsável pela produção do Don Melchor, o primeiro vinho ícone chileno e uma verdadeira referência da cepa a nível mundial.
Viñedo Don Melchor
2019
De cor vermelha violácea profunda. O vinho desta safra mostra extraordinária elegância e fruta vermelha fresca em abundância, além de notas florais e de groselha. Em boca apresenta enorme riqueza de sabores, com amplitude do princípio ao fim e muita energia em perfeito equilíbrio com a fineza das texturas e dos sabores.
2018
A safra 2018 é uma das melhores na história do Don Melchor. Um vinho muito expressivo, com grande personalidade e complexidade. Apresenta muita expressão e complexidade de frutas vermelhas pequenas, bem como notas florais, deixando transparecer cada uma delas em sua totalidade. Em boca, é um vinho repleto de sabores, no qual predominam a elegância e o equilíbrio, além de uma grande textura dos taninos, com um final muito prolongado e refinado.
2017
O Don Melchor 2017 é um vinho extraordinariamente elegante, rico em aromas e sabores e caracterizado pela presença de frutas vermelhas. Em boca, apresenta notas marcantes do Cabernet Sauvignon de Puente Alto, com taninos refinados e delicados, conferindo ao mesmo tempo bom corpo e um final prolongado.
2016
Marcado por elegância e fineza, apresenta uma grande expressão aromática, na qual se destacam principalmente as notas de frutas vermelhas pequenas. Um ataque suave em boca; continua com um perfeito equilíbrio dos sabores e um final de boa duração, em que é possível sentir novamente o equilíbrio e a delicadeza dos taninos com uma grande expressão das notas vivas de frutas desta safra.
2015
Vinho vermelho cereja profundo. Cativa por seu equilíbrio, profundidade e complexidade. Os aromas de frutas vermelhas se entrelaçam delicadamente com suas notas minerais, de cinzas frias e grafite. Texturas finas e delicadas aparecem em boca, apresentando um vinho amplo, profundo, com um ataque suave e refinado, seguido de uma evolução cheia e intensa. Concentrado e expressivo, generoso em seus sabores e aromas, com um final longo no qual predominam o equilíbrio e a fineza das diferentes camadas de sabores.
2014
Excelente expressão dos aromas característicos de frutas vermelhas do Cabernet Sauvignon, seguidos de notas minerais de cinzas e lápis. Grande complexidade na boca, com uma excelente concentração e frescor, acompanhado de taninos aveludados.
2013
Vermelho cereja profundo. Vinho de grande complexidade aromática, destacando a expressão de fruta do Cabernet. De grande concentração e persistência na boca, fresco, com taninos suaves, finos e delicados, consegue um equilíbrio excelente.
Nosso processo de Vinificação
Vinificação
Apenas os grãos de uva maduros, intactos e saudáveis são selecionados para passar à etapa seguinte, realizada em pequenos tanques de fermentação feitos de aço inoxidável. Ao longo de todo o processo, toma-se cuidado especial com a temperatura e a remontagem de cada um dos tanques. A cor e os taninos são extraídos das cascas e das sementes da uva através de uma maceração delicada. Após a fermentação, as cascas e as sementes são prensadas para conservar a máxima qualidade dos taninos.
Blend
Uma nova safra do Don Melchor nasce quando se estabelece qual proporção dos diferentes Cabernet Sauvignon, provenientes dos diversos lotes do vinhedo, formará o blend final, podendo conter no blend final somente 60 a 65% do vinho total.
Desde o início do Don Melchor, a família Boissenot é envolvida neste processo, trabalhando em conjunto com o enólogo Enrique Tirado. Primeiro, através de Jacques Boissenot, reputado assessor francês e consultor dos châteaux mais renomados de Bordeaux, e hoje através de seu filho, Éric Boissenot, que continua seu legado. Assim, anualmente, no vilarejo de Lamarque, em Bordeaux, na França, o enólogo Enrique Tirado se reúne com Éric Boissenot para provar cerca de 125 lotes do vinhedo, selecionando somente aqueles que, em uma proporção exata, determinarão uma nova safra do Don Melchor.
Envelhecimento em Barril
e em Garrafa
Após o blend ter sido estabelecido, a nova safra do Don Melchor é transferida a barris de carvalho francês das florestas de Allier, Tronçais e Nevers. Cerca de dois terços dos barris são novos e o terço restante teve um uso anterior. Após um período de 12 a 15 meses, o vinho é engarrafado e continua sua etapa de envelhecimento por mais um ano, desenvolvendo assim a complexidade e a elegância características do Don Melchor.